Crossfit – Saiba o que é e quais seus benefícios para o corpo

crossfit

O que é crossfit

O crossfit é uma modalidade nova de treinos que está virando febre nas academias. O treino é bastante característico e mistura atletismo, disciplina militar e até mesmo ginastica olímpica entre as séries.

Assim, a modalidade tem conquistado cada vez mais adeptos nas academias brasileiras, também pelos resultados e benefícios que consegue trazer.

Por aqui, ele começou a ser pratica há pouco tempo, mas já era empregado em outras localidades, sobretudo nos Estados Unidos, como parte do programa de condicionamento físico de academias policiais e unidades especiais do país, como o exército, por exemplo.

Fora isso, é um treino de alta intensidade com foco em trabalhar a resistência dos músculos, coordenação motora e flexibilidade, que trazem resultados bastante rápidos e ainda consegue promover um gasto calórico bem alto.

Sua melhor definição é apresentá-lo como um treino amplo e generalizado, trabalhando o corpo por inteiro através de movimentos funcionais, que são praticados normalmente pelo ser humano em seu dia a dia.

Os movimentos são realmente básicos e forçam o atleta a ficar em pé, levantar-se, empurrar ou puxar utilizando pesos, correr, sentar e subir.

crossfit
Crossfit

Benefícios do Crossfit

A função principal do treino é aumentar a força e o condicionamento físico do atleta, tanto que para os americanos ele é utilizado dentro das academias militares.

Além disso, o exercício consegue desenhar o corpo e perder peso, que é um objetivo comum entre muitos. A queima de gordura não acontece somente durante os treinos, mas é mantida no pós-treino também.

Por haver uma variação de exercícios, o crossfit combina treinos de força para construção dos músculos; os chamados exercícios calistênicos que usam o peso corporal para dar resistência física; e a própria ginastica com treinos de resistência.

No exercício, o principal equipamento de treino é o próprio corpo do indivíduo, por isso é possível potencializar o ritmo e a intensidade dos exercícios em meio a técnicas bem variadas e equipamentos específicos que facilitam a execução das séries.

Com a prática, o atleta consegue desenvolver de forma ampla e geral as valências físicas, aumentando sua força e resistência dos músculos. Isso é feito de forma dinâmica, mas também isométrica.

Já foi verificado que os treinos de crossfit conseguem trazer uma melhora visível ao sistema cardiorrespiratório, o que ajuda a prevenir doenças que afetam a ambos os sistemas, e para a coordenação motora de quem a prática.

Também traz um aumento no gasto calórico, resultando em uma perda de peso rápida. Como os resultados são rápidos, os exercícios de crossfit também colaboram para que o indivíduo tenha hábitos mais saudáveis em pouco tempo, melhorando suas habilidades em modo conjunto.

O crossfit é benéfico contra o estresse, culminando em sua redução; consegue aumentar a demanda metabólica, fazendo com que o metabolismo continue ativo mesmo depois dos treinos.

Fora todos esses benefícios, ele é empregado como forma de treino preparatório para provas físicas e pode ser submetido a qualquer pessoa, desde que essa seja auxiliada por um profissional especializado.

Não gosta de academia? Conheça o melhor treino em casa, o Q48.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *