Treino Hiit – O que é e Como ele Funciona no Corpo

High intensity interval training ou simplesmente hiit, é um treino de alta intensidade com intervalos curtos.

Neste caso, o treino hiit se baseia como uma série de treinos onde o indivíduo atinge picos de alta intensidade e que são intercalados entre períodos de descanso. Estes podem ser ativos, onde a pessoa continua se movendo em uma intensidade bem menor; ou ainda passivos, com uma parada completa dos exercícios.

Treino-hiit-queima-gorduras-q48

É comum que o hiit tenha pausas ativas, mas alguns personal trainers usam as passivas, o que depende muito do atleta e o perfil de treinos.

Treino Hiit Queima mais Gorduras

A ideia desse tipo de treino é fornecer uma queima maior de calorias, diferente de outras formas de exercícios. Ele não para de fazer essa ação no organismo, assim o hiit consegue trazer a queima durante o treino como nas próximas 24 horas do pós-treino, chegando a 48 horas (veja o artigo sobre o Q48).

Por ter essa alta intensidade na performance dos exercícios, essa modalidade se caracteriza por uma duração curta de treinos. Em geral, eles levam em média de dez a no máximo 30 minutos.

É esse fator que tem destacado o hiit nas academias, tornando-o uma das modalidades de exercícios mais procuradas nos dias de hoje por quem quer perder peso, sobretudo aqueles que desejam ter resultados de forma mais rápido.

O fato de o hiit conseguir manter a queima de calorias também no pós-treino, no caso por até um dia depois desse, também o tornou ainda mais interessante.

Mas, por ser uma modalidade relativamente nova, o hiit ainda desperta dúvidas em relação aos seus benefícios, por isso separamos alguns que ele pode fornecer para o atleta.

Benefícios do treino

teino hiitPela popularização da modalidade, o hiit tem sido associado a muitos benefícios, não apenas ao corpo, mas para a saúde no geral. A modalidade de exercícios é recente, por isso não há tantos estudos que comprovem essa eficácia, mas os resultados dos já estudados são bem atrativos.

Como dito, o hiit consegue queimar muito mais calorias em menor tempo, por isso é uma opção interessante há quem deseja emagrecer de forma rápida. Isso ocorre pela intensidade do exercício que é bastante alta.

Assim, o atleta produz mais energia do que em outros treinos, por consequência favorecendo para uma grande perda de peso e gordura.

O metabolismo também é favorecido com isso, visto que ele continua acelerado mesmo depois dos treinos. Nas 24 horas subsequentes, o indivíduo queima até 10% a mais de calorias do que se não tivesse treinado, fator esse comprovado por vários estudos científicos.

Nesse período, o organismo acaba tendo um consumo maior de oxigênio, acelerando o metabolismo que mantém a queima de calorias.

Por fim, o hiit ainda é importante para a capacidade cardiovascular, já que ele é capaz de aumentá-la.

No caso, o atleta vai atingindo picos de intensidade cada vez mais altos durante os exercícios, o que faz com que o corpo seja condicionado com mais rapidez, melhorando por consequência a frequência cardíaca e a respiração do atleta.